Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[NxWorries] “FromHere” feat. Snoop Dogg & October London
Música nova de NxWorries? É sempre bem-vinda, claro. Ainda para mais com a promessa de que algo maior vem a caminho. “FromHere” é o quarto avanço de Why Lawd?, o muito aguardado sucessor de Yes Lawd!, que em 2016 dava a conhecer ao mundo a sedosa fusão entre a soul de Anderson .Paak e o hip hop de Knxwledge. Snoop Dogg e October London aparecem ao lado da dupla neste mais recente single e integram a bem interessante lista de convidados do disco que sai no dia 7 de Junho pela Stones Throw Records, onde constam também os nomes de Earl Sweatshirt, Thundercat ou Dave Chappelle.
[Mach-Hommy] “#RICHAXXHAITIAN” feat. KAYTRANADA & 03 Greedo
Se há uns 10 anos atrás nos dissessem que um dos mais emblemáticos MCs do rap de rua se ia juntar a um produtor que habitualmente transporta o hip hop para as pistas de dança, provavelmente todos torcíamos o nariz perante a ideia. Mas a verdade é que os géneros musicais — e os próprios artistas que os representam — estão mais camaleónicos do que nunca, e uma prova disso mesmo é “$prayforhaiti”, que em 2021 colocou Mach-Hommy a rimas sobre uma batida de KAYTRANADA. A fusão não só não destoou, como deu ainda vontade para repetir a dose neste “#RICHAXXHAITIAN”, a faixa-título do mais recente trabalho editado pelo rapper haitiano sediado nos Estados Unidos da América, que nos chegou na passada sexta-feira.
[Nathy Peluso] “Aprender A Amar”
Nascida na Argentina e criada em Espanha, Nathy Peluso tem-se posicionado enquanto uma das vozes mais interessantes a surgir no rap e r&b da esfera latina. O seu primeiro álbum, Calambre, saiu em 2020 e, após vários singles e colaborações nos tempos que se seguiram, está agora prestes a ver nascer o seu sucessor: Grasa foi anunciado para esta sexta-feira, 24 de Maio, e tem a poderosa mensagem deste “Aprender A Amar” enquanto amostra inaugural.
[Rapsody] “Back In My Bag”
O final da semana que passou foi especial para Rapsody, que finalmente ofereceu aos seus fãs — e apreciadores do hip hop na sua generalidade — o muito esperado Please Don’t Cry, 5 anos após o seu penúltimo Eve. “Back In My Bag” é o mais recente tema a ascender ao estatuto de single do longa-duração que, segundo a autora partilhou nas suas redes sociais, fala sobre “a história de amor que temos com o reflexo no espelho”, por mais defeituoso que este possa ser.
[Lupe Fiasco] “Samurai”
Inspirado no battle rap e na cultura japonesa, Lupe Fiasco vai vestir a pele de um Samurai no seu próximo disco, cujo lançamento está marcado para o dia 28 de Junho. A canção que dá título ao LP foi revelada na semana transacta em conjunto com um videoclipe e, segundo foi anunciado, virá acompanhada de mais 7 trilhas na tracklist desse novo projecto, no qual o rapper de Chicago vai abordar algumas histórias pessoas e frisar o quão importante é, por vezes, estar ao serviço dos outros, tal como indica a origem do termo “samurai”.
[Onoe Caponoe] “Angel”
Com mais de uma década de dedicado serviço ao underground, Onoe Caponoe é hoje um dos nomes mais respeitados do circuito alternativo do rap britânico, ele que tem sido incansável na tarefa de trazer novo material discográfico para o catálogo da High Focus Records. Depois de Surf or Die (2019), Invisible War (2020) e Concrete Fantasia (2023), o MC de Londres apareceu como convidado em registos de Fliptrix, Typol ou Mutant Joe e faz agora deste “Angel” a sua primeira investida de 2024.
[Childish Gambino] “Little Foot Big Foot” feat. Young Nudy
Já não é apenas um boato. A aventura de Donald Glover no mundo da música está mesmo a chegar ao fim, mas a despedida vai ser feita em grande escala. Avizinha-se a chegada do derradeiro álbum de Childish Gambino, que terá direito a uma digressão mundial recheada de concertos. Mas enquanto não somos convidados a ingressar nessa última viagem, o multifacetado artista, que se tem desdobrado pela música e pelo cinema, avançou com Atavista, uma versão finalizada da compilação da compilação de demos 3.15.20, dada a conhecer há 4 anos, onde encontramos este “Little Foot Big Foot”.