Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Benny B. & Uno] “Rei Mago”
Em constante confronto com os seus némesis, é na afronta que a lírica de Benny B. e Uno ganha asas e exibe toda a sua loucura em estado bruto. Filmado e editado por Guilherme Guerra, “Rei Mago” coloca os dois MCs a disferir golpes venenosos que perturbam a paz de um presépio montado na rua e servem de cartão de visita para AÇO (1/∞), o álbum colaborativo que editaram na passada sexta-feira. O disco lançado pelo GINÁSIO estará certamente em evidência no palco do NAV, em Lisboa, no dia 25 de Abril, onde o par dividirá o palco com Amigo Ivo, Eliot e Jeezas num evento dedicado ao hip hop underground.
[Concrete Boys] “Family Business”
O final da semana transacta foi bem produtivo para a turma Concrete Boys. O grupo liderado por Lil Yachty deu-nos a primeira prenda (“Mo Jams”) no Natal passado e está agora a preparar o seu disco de estreia, It’s Us Volume 1, que sairá para o mercado já esta sexta-feira, 5 de Abril. Como forma de manter o seu público entusiasmado, foram disponibilizados mais dois singles (“Family Business” e “My Life”) deste colectivo que também compreende os talentos de DC2TRILL, Draft Day, Camo! e KARRAHBOOO, esta última que aproveitou ainda o momento para se mostrar a solo em “RIP Follies”.
[Rico Nasty & Boys Noize] “H.O.T.”
É embalado por pulsares de electro que HARDC0RE DR3AMZ se apresenta como um disco de rap com óbvias intenções de minar as pistas de dança das raves. A veia gabber de Rico Nasty sobressai por entre as produções do alemão Boys Noize nas 3 faixas que compõem o EP editado no final da última semana e que tem este “H.O.T.” como segundo videoclipe, depois de “Arintintin” ter sido dado a conhecer em Fevereiro.
[Travis Scott] “FE!N” feat. Playboi Carti
Travis Scott entrou de férias em Fevereiro, depois de dar por terminada a Circus Maximus Tour que o levou a percorrer o mundo — incluindo Portugal, na última edição do Rolling Loud — para a apresentação ao vivo de UTOPIA. O LP continua a fazer gerar novo material visual e “FE!N”, tema que divide com Playboi Carti, é a mais recente entrada nesse capítulo. A faixa esteve também em destaque no último episódio do Saturday Night Live, onde Scott participou ainda num dos sketches do programa.
[Roc Marciano] “Gold Crossbow”
Quando a arma é dourada, a chacina é de luxo. Roc Marciano voltou a meter as ruas a baterem-lhe continência com o lançamento de mais um álbum em nome próprio, Marciology, que aterrou há poucos dias nas plataformas digitais e que albergou convidados como CRIMEAPPLE, Larry June ou Jay Worthy. “Gold Crossbow” foi a primeira amostra desse projecto e chega agora ao formato de vídeo através de uma peça conduzida por Max Priest e o próprio Marciano. Aos 46 anos, o MC de Nova Iorque é uma lenda viva do game e faz alusão a esse mesmo estatuto por entre os versos que compõem esta faixa: “Feel my vocals? / Somehow I went from local to global / From small-time rapper to mogul / I ain’t gon’ even hold you / There’s no room on the scrotum, you gotta keep it mobile / That’s a quotable”.
[Lessa Gustavo, Davi Arpak e Vici] “Kdmeubagulho?”
Fechadas as contas relativamente a Mojica, o álbum que dividiu com CIANO na recta final de 2023, com o videoclipe para “Murros”, Lessa Gustavo aponta agora a novas paragens. Novamente associado à CRIS Records, o rapper brasileiro faz das palavras um auxiliar na busca pelo seu “bagulho”, que o levará a um novo projecto, Antes Que Vire Carniça, já no dia 12 de Abril. Davi Arpak e Vici são as outras duas vozes que se fazem escutar sobre a batida de recorte clássico esculpida pelo próprio Lessa.
[Sonnyjim] “Tommy Lee Scott” feat. D-Styles, CRIMEAPPLE & Tommy Lee
Por esta altura, Sonnyjim será, sem sombra de dúvidas, um dos rappers mais respeitados dentro do circuito alternativo do Reino Unido, ao ponto de estar a conseguir estabelecer inúmeras pontes com o movimento hip hop dos Estados Unidos da América. Lee Scott, o patrão da Blah Records, assumiu a produção do seu último Ortolan & Armagnac, que saiu em Novembro de 2023 e trouxe mais algumas colaborações de peso para o artista inglês. É lá que encontramos este “Tommy Lee Scott”, uma das músicas mais sonantes do alinhamento e que soma contribuições do histórico D-Styles e do emergente CRIMEAPPLE.