pub

Publicado a: 12/07/2015

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 12/07/2015

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

[MERKY ACE] Cuss Match

Directamente dos subúrbios londrinos, Merky ACE entrega-nos este “Cuss Match” sob a forma de um grime mais evoluído com notórias directrizes em torno do trap e da bass music. Dizzee Rascal assume a realização do vídeo, o que mostra que a velha guarda da cena underground UK está disposta a ver florir novos talentos. Uma malha agressiva com o flow exótico a que o grime nos habituou, perfeito para ouvir pela noite fora num bom set de hip hop.

 


 

[B-REAL FEAT. DIZZY WRIGHT] Dabs

B-Real está de volta aos videoclipes, para todos os amantes do fumo. Num dos temas que fazem parte do projecto lançado no inicio do ano, The Perscription, o lendário rapper de Los Angeles junta-se a Dizzy Wright e mostra que consegue acompanhar as sonoridades actuais sem perder o norte. É de esquecer os problemas, levantar a mão bem alto e fumar esta “prescrição” até perder os sentidos.

 


 

[RES ONE] Building Up

Localizado em Bristol, membro do colectivo Split Prophets, numa viagem guiada pela perspectiva da classe baixa/média. Ainda a um passo de viver o sonho, Res One fala-nos do percurso que faz para o alcançar: a trabalhar. Afirma-se como sendo contra o sistema actual, sem medo de dar a cara e o corpo ao manifesto, expressando nas suas músicas todas as frustrações de quem quer escalar até ao topo no meio de muitos obstáculos. Mesmo assim não deixa de mostrar o lado mais despreocupado, porque afinal de contas a música não pode ser stressante. Basta darem-lhe o dinheiro a que tem direito e a vida continua.

 


 

[SEMI THE G.A.W.D.] Freestyle @ Sway In The Morning

Sway é conhecido, actualmente, pelo seu habitual programa de rádio onde recebe com regularidade nomes de peso no universo do rap americano e também pela forte aposta em newcomers que o vão chamando à atenção. É também um apresentador bastante exigente com quem convida e gosta de MCs sem medo na altura em que lhes pede para soltar algumas barras. Semi The G.A.W.D. fez o TPC. O jovem rapper de Nova Iorque mostrou-nos em 5 minutos o porquê de merecer um convite para um programa de tamanha dimensão e vai fazer muita gente ficar mais atenta ao seu trabalho. Grande atitude e dedicação na hora de agarrar esta oportunidade. O vídeo termina com uma pequena entrevista para os mais curiosos.

 


 

[MADCHILD] Lose My Mind

Em vésperas do lançamento do próximo álbum, Silver Tongue Devil, Madchild solta mais um single. Visuais psicadélicos, bom wordplay e punchlines como nos tem habituado. O rapper canadiano que tem tentado vingar nos states está disposto a dar mais um salto importante na carreira com o seu rap agressivo em mais um projecto que soa a promissor pelos singles que já foram saindo.

 


 

[DIAMOND D FEAT. SCRAM JONES] I Ain’t The One To Fuc Wit

Dois currículos de peso que se juntam nesta jam. Ambos partilham o facto de serem produtores e MCs. Diamond D, figura incontornável do hip hop dos anos 90, membro fundador do supergrupo D.I.T.C. de onde faziam parte Big L, Lord Finesse ou Fat Joe. Do outro lado, Scram Jones esteve por detrás de vários sucessos do início deste século ao colaborar com artistas como Wu-Tang Clan, Mariah Carey ou Lloyd Banks. Estamos na presença de dois engenheiros sonoros que recriam neste tema uma sonoridade que os une (final dos 90, início de 2000) de uma forma mais experimental e trabalhada, através de linhas de baixo bem carregadas de graves e vários elementos a remeter mais para a electrónica desorganizada que penetra a batida e nos acaricia os ouvidos de forma estranha mas agradável.

 


https://youtu.be/kqa114WAVwM

 

[ESKEERDO] MANOLO

O cubano-americano pode não ser uma figura muito mediática mas é das mãos dele que têm saído muitas da letras dos G.O.O.D. Music, em especial de Big Sean. Notamos nesta faixa as semelhanças entre o seu lado de escritor e intérprete no que toca à atitude, flow, letra e mesmo o instrumental. Tudo isto misturado num vídeo a retratar a convivência no bairro entre membros da comunidade latina residente nos Estados Unidos.

 

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos