Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[billy woods & Kenny Segal] “Soft Landing”
Se não estão a par das coordenadas é porque perderam Maps no final da semana passada. Depois de um muito adorado Hiding Places em 2019, billy woods e Kenny Segal tiveram a gentileza de nos voltar a brindar com um álbum colaborativo que compreende 17 novas faixas e veio selado pela BackwoodzStudioz. Enquanto se disseca esta mais recente obra do par, as atenções concentram-se especialmente neste “Soft Landing”, tema escolhido para servir de base ao segundo videoclipe de sempre por parte de woods e Segal, quatro anos após “Spongebob”.
[TOBE NWIGWE] “A TRIBUTE TO PHARRELL”
Tobe Nwigwe já nos tinha dado provas de que consegue criar momentos bem impactantes com a sua música, fazendo incidir sobre si e a sua família todo o foco dos seus seguidores. O skill continua no ponto, mas desta vez vêmo-nos obrigados a lançar um aplauso na direcção de Pharrell Williams: o homem que moldou o som do hip hop no início do milénio tem demonstrado o seu apoio para com o MC/youtuber do Texas e este, como moeda de troca, prestou-lhe uma bela homenagem em palco. Até nos arrepiamos sempre que aqueles acordes de “Frontin’” se fazem escutar na sala…
[Camo!] “WITH YOU” feat. Lil Yachty
De Atlanta, Georgia, chega-nos Camo!, um jovem rapper que na última semana protagonizou uma importante jogada para se começar a fazer notar com maior eficiência. Depois de esvaziar o seu perfil no Instagram, concentrou todos os seus esforços na promoção de “WITH YOU”, um tema que tem Lil Yachty enquanto convidado e com o mesmo grau de acidez com que se apresentou no início deste ano em Let’s Start Here. Apesar da parca quantidade de informação que por aí paira relativamente aos próximos passos de Camo!, este partilhou o seu mais recente single juntamente com um desabado — “tenho tanto para vos mostrar” — que pode muito bem indicar que não se vai deixar ficar apenas por aqui.
[KAS:ST] “2084”
Remisturas para Shlømo, Moby ou Niño de Elche são algumas das proezas já alcançadas por Carol Herse e Manuel Sene, dupla de produtores franceses que responde por KAS:ST. Habituados a explorar o lado mais sombrio do techno, têm agora uma nova faixa a solo — a primeira desde A Magic World (2020) — que nos transporta para o mesmo ambiente cavernoso, onde não somos mais do que meros escravos ao serviço dos kicks sucessivos e dos sintetizadores acutilantes. “Porque é que caímos? Para enfrentar os nossos demónios e levantarmo-nos de novo.” É esta a mensagem que nos dá as boas-vindas ao novo videoclipe de KAS:ST, realizado pelos próprios com a ajuda de ENTREFAMILIA.
[Talib Kweli & Madlib] “Nat Turner” feat. Seun Kuti & Cassper Nyovest
Nunca se diz “não” ao cruzamento entre dois heróis de uma mesma cultura. O hip hop agradece a reaproximação entre Talib Kweli e Madlib, que têm vindo a colaborar por várias vezes ao longo das últimas duas décadas, mas que apenas fizeram gerar um disco inteiro numa ocasião — mais precisamente em Liberation (2006). O segundo volume a surgir dessa colisão entre o MC de Nova Iorque e o produtor da Califórnia intitula-se Liberation 2 e foi editado em exclusivo na Luminary, tendo como principais trunfos as participações de Q-Tip, Pink Siifu, Westside Gunn, Roc Marciano ou dos malogrados Mac Miller e Jaimie Branch. Em “Nat Turner”, o último vídeo a ser gerado a partir desse projecto, são Seun Kuti e Cassper Nyovest quem ajuda Talib Kweli e Madlib a fazer a revolução através do som.
[BLK ODYSSY] “ODEE”
O primeiro e único álbum que lançou até à data bastou para que meio mundo ficasse de olhos postos no seu universo artístico. BLK ODYSSY conquistou-nos em 2021 com BLK VINTAGE, trabalho que expandiu no ano seguinte com mais uma mão cheia de canções (entre elas uma colaboração com Benny The Butcher e o lendário Bootsy Collins) e, em Dezembro, arrancou com mais uma jornada de novos singles. Depois de “Lay Low” e “HONEYSUCKLE NECKBONE” chega-nos agora este “ODEE”, que dá ainda mais força às suspeitas de que pode vir aí mais um disco.
[Cisco Swank] “No Funny” feat. Yoshi T.
Foi há um mês que o nome de Cisco Swank surgiu por cá mencionado pela primeira vez, depois nos levar à redenção com o seu penúltimo “All The Same”. Com Yoshi T. enquanto featuring, “No Funny” é agora o segundo tema lançado em jeito de antecipação para o próximo LP, More Better, que será editado no final deste mês, a 31 de Maio, e vai encapsular 12 músicas que vão desde o jazz e da gospel ao hip hop ou ao indie rock.