Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Boldy James & The Alchemist] “Flight Risk”
Os destinos de Boldy James e The Alchemist voltaram a cruzar-se em Super Tecmo Bo, disco que aterrou no mercado na sexta-feira passada sem grandes avisos. A atravessar um momento épico, o produtor californiano leva o rapper de Detroit sob a sua asa ao encarregar-se da produção dos últimos dois LPs. Do antecessor, Bo Jackson, surge agora o videoclipe para o exercício de esgrima que é “Flight Risk”, lançado como brinde para criar um burburinho ainda maior em torno do novíssimo e “quimicamente melhorado” Super Tecmo Bo.
[Benny The Butcher] “Mr. Pyrex Man”
Quando o sucesso não apaga a saudade, homenageiam-se aqueles que, de alguma forma, ajudaram a pavimentar o piso do movimento que se representa. Long Live DJ Shay, o próximo álbum de Benny The Butcher, está a ser delineado em jeito de dedicatória ao DJ e produtor que foi um dos seus mentores e também um dos cérebros por detrás do rap de rua renascentista do esquadrão da Griselda Records. Depois de The Plugs I Met 2, Trust The Sopranos e Pyrex Picasso, todos eles datados deste ano, o MC de Buffalo volta a envergar o carimbo da sua Black Soprano Family num longa-duração que está a ser equacionado para o início de 2022.
[Dave East] “Dear Summer” Remix
Um clássico do cancioneiro rap de Nova Iorque com produção de Just Blaze, daqueles que apesar de serem de uma era pré-streaming somam mais números do que muita da música que sai nos dias que correm? Se as EASTMIX foram ressuscitadas por Dave East para uma nova “temporada”, então este “Dear Summer”, um original de Memphis Bleek que conta com a participação de Jay-Z, tinha de lá estar metido no meio. Com as rimas pontiagudas do costume, o artista da Def Jam Recordings não acusa qualquer fadiga na recta final de 2021, mesmo depois de ter editado HOFFA, um projecto a meias com Harry Fraud, e cravado mais uns quantos versos entre temas soltos e participações com os seus pares.
[Flatbush Zombies & RZA] “Quentin Tarantino”
Há duas semana, o canal dos Wu-Tang Clan recebia os dotes dos Flatbush Zombies numa faixa colaborativa com o homem que segura as rédeas do mítico super-grupo, em “Plug Addicts“. Agora foi a vez de RZA devolver o gesto ao trio formado por Meechy Darko, Zombie Juice e Erick Arc Elliott numa homenagem a um dos mais irreverentes realizadores de cinema de todos os tempos, Quentin Tarantino. A faixa tem também o contributo do lendário Prince Paul na produção e é a chave de ouro com que RZA encerra 2021, mesmo a antecipar um 2022 em grande, com os álbuns RZA vs. Bobby Digital e Saturday Afternoon Kung Fu Theater na calha.
[FKA twigs] “Tears In The Club” feat. The Weeknd
Nem valia a pena estar vivo se não fosse para irmos tendo cruzamentos deste calibre a romperem-nos pelos ouvidos adentro aqui e ali. FKA twigs e The Weeknd partilham uma canção pela primeira vez neste “Tears In The Club”, que está a ser apontado como sendo o avanço inaugural de um novo trabalho da cantora experimentalista, cujo título parece ser Capri Sun. Ao segundo single lançado no espaço de um mês, FKA twigs contou com uma equipa de produção de peso — a Arca e El Guincho juntou-se ainda Cirkut, um nome habitual na discografia do próprio Starboy e uma peça importante para a criação de uma das obras mais marcantes deste ano, Donda, de Kanye West.
[Boys Noize & Kelsey Lu] “Love & Validation”
Foi um dos nomes mais promissores a surgir na rota europeia da música electrónica na viragem do milénio e, duas décadas depois, pode concluir-se que Boys Noize não defraudou toda essa expectativa que lhe fora inicialmente depositada. Com os instrumentais que cedeu para “DHL” (Frank Ocean), “Babushka Boi” (A$AP Rocky) ou “Rain On Me” (Lady Gaga & Ariana Grande) como principais feitos na carreira, o alemão Alexander Ridha escolheu 2021 como sendo o ano ideal para regressar aos LPs a título individual e lançou +/- pela sua Boysnoize Records. Kelsey Lu, que abrilhanta este “Love & Validation” com a sua voz, cruza-se na contra capa do sucessor de Mayday com gente como Rico Nasty, ABRA ou Chilly Gonzales.
[Tierra Whack] “Heaven”
Ser-se demasiado grande para caber dentro de caixinhas traz-nos situações destas. Se ainda não sabem muito bem se Tierra Whack é uma artista de rap, pop ou r&b, é a mesma quem se antecipa ao declarar, através de três edições distintas, que consegue ser tudo isso (e uma ou outra coisinha a mais). Três anos após as óptimas impressões que deixou com Whack World, a MC de Filadélfia regressou aos projectos em Dezembro com a trilogia formada por Rap?, Pop? e R&B?. É do último que salta este “Heaven”, uma das suas nove novas canções, retratada em vídeo por Alex Lill durante a semana que passou.