Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[DOMi & JD Beck] “Madvillainy Tribute”
DOMi (teclista, 20 anos) e JD Beck (baterista, 17 anos) estão a tornar o jazz mais divertido com a forma descontraída com que tocam os seus instrumentos e, claro, com a ajuda da estética dos vídeos com os quais nos vão bombardeando pelo YouTube ou pelas suas páginas pessoais do Instagram. Os dois têm estado a furar o circuito jazz de Los Angeles e a colaborar com alguns nomes de peso como Thundercat ou Anderson .Paak. Com um álbum de estreia na manga, a dupla aproveitou uma pausa em estúdio para reinterpretar seis temas do clássico Madvillainy.
[Navy Blue] “1491”
Chegou sem que déssemos muito por ele e, aos poucos, está a posicionar-se como um dos porta-vozes da nova geração de MCs e produtores que estão a reformular a estética boom bap a partir do seu núcleo, em Nova Iorque. Prova disso está na concepção deste que foi o single de apresentação do seu novo disco, produzido pela lenda do hip hop independente de Los Angeles, Evidence. Song of Sage: Post Panic! foi prenda de Natal antecipada e sucedeu a Àdá Irin, o álbum com o qual nos havia presenteado em Fevereiro deste ano. Yasiin Bey (fka Mos Def), billy woods, Chuck Strangers, Animoss e Zeroh são outras das figuras que encontramos no mais recente longa-duração.
[Lord Apex & V Don] “London Fog” feat. Westside Gunn (prod. V Don)
Colisão UK–USA para fazer estremecer o underground. Lord Apex apresentou-se em grande nível este ano com o projecto Supply & Demand, esculpido pelo beatmaker de Harlem V Don, um nome habituado a voos de grande altitude e que já trabalhou com A$AP Rocky, Meek Mill, 2 Chainz ou 50 Cent. A boa prestação do MC de Londres em cima das batidas do nova-iorquino abriram-lhe uma janela para uma inesperada — mas certamente desejável — colaboração: o plug da Griselda Records Westside Gunn deu o ar de sua graça por entre esta “London Fog”.
[Reason] “Westside” feat. Mereba
2020 foi um ano de New Beginnings para Reason. Em Outubro, o rapper californiano regressou à Top Dawg Entertainment para editar o seu álbum de estreia, que sucede a There You Have It, o projecto que, em 2018, serviu de introdução à editora que conta com estrelas como Kendrick Lamar ou SZA no seu catálogo. Cantado integralmente a duas vozes, com Mereba a acompanhar os versos escritos por Reason para um tema que fala de encontros e desencontros, “Westside” é agora o novo single a ser extraído de New Beginnings e conta com um videoclipe realizado por Moosa.
[Da$h] “Kant Say”
A nova proposta audiovisual de Da$h recai sobre “Kant Say”, a faixa que encerrou o alinhamento de BETA, o seu último álbum, dado a conhecer no final de Novembro. Revenxnt, que também assina a criação do vídeo, foi o produtor de serviço no tema que vai buscar a sua inspiração caribenha a “In Love With You“, a canção que Erykah Badu e Stephen Marley interpretaram em conjunto.
[Ramirez] “EBONY WOOD STOCK”
As propostas musicais deste ano por parte da G*59 Records, dos $UICIDEBOY$, recaíram sobre Scrim, Germ e Ramirez, todos eles com novos álbuns na rua. Este último foi mesmo o primeiro a lançar THA PLAYA$ MANUAL, um trabalho composto por 15 faixas e que recupera a estética do boogie e do g-funk mas não fecha a porta às sonoridades mais cruas que tão definem a estética da editora. O interlúdio “EBONY WOOD STOCK” é um bom exemplo disso mesmo e coloca Ramirez numa “vingança sangrenta” levada a cabo através do som.
[Los Retros] “The Messiah”
O jazz e funk cósmicos de Los Retros vira banda sonora da curta-metragem orquestrada por Lupe Soto e Maurisio Tapia e que retrata uma longa aventura do cantor, produtor e compositor de Oxnard, Califórnia. “The Messiah” integrou as contas de Everlasting, o segundo EP editado pela Stones Throw em Junho deste ano.