Este mês comemoram-se 12 anos desde que o Jazz ao Centro Clube assumiu a gestão do Salão Brazil, em Coimbra. O aniversário celebra-se nos dias 17 e 18 de Outubro com um par de concertos e os bilhetes para cada uma das datas custam 10€, podendo ser adquiridos aqui.
Os primeiros a entrar em cena, dia 17 de Outubro às 21h30, são os Trespass Trio de Per Zanussi (contrabaixo), Martin Küchen (saxofones) e Raymond Strid (bateria), a quem se junta ainda a trompetista portuguesa Susana Santos Silva. Juntos trazem a palco o jazz pleno de improvisação que registaram em Live in Oslo, selado em 2023 pela Clean Feed, no qual imprimiram um cunho bastante pessoal graças à junção de outras linguagens, que passam pela música contemporânea, pela clássica e por elementos de arte sonora.
A experimentação ao vivo segue o seu caminho no dia 18 de Outubro às 22 horas, desta vez levada a cabo por Pulverize the Sound, o grupo em que militam Peter Evans (trompetes), Tim Dahl (baixo eléctrico e voz) e Mike Pride (bateria e percussão). Depois do homónimo Pulverize The Sound (2015) e da sua Sequel (2018), o trio chegou há um par de anos a Black, o seu primeiro registo discográfico integralmente criado de forma improvisada, no qual fazem o jazz passar por diferentes mutações através de uma abordagem inspirada pelo rock.
Criada em Coimbra em Abril de 2003, a associação Jazz ao Centro Clube chegou ao Salão Brazil em Agosto de 2012, tendo organizado o primeiro concerto nesse espaço a 19 de Outubro do mesmo ano. Desde então, programou ininterruptamente cerca de 1500 eventos, desde concertos, performances, actividades educativas e de formação, residências artísticas, entre outros. Em Agosto deste ano, o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra, que nomeou o JACC como Entidade Gestora do Espaço Cultural Municipal.
Através de um comunicado, José Miguel Pereira, director da associação, assinalou o momento com um balanço:
“Estes 12 anos revelaram a importância de um espaço cultural como o Salão Brazil. Felizmente, e ao contrário do que tem acontecido noutros lugares, o reconhecimento dessa importância foi amplo e levou a que o Município de Coimbra tivesse exercido o direito de preferência na aquisição do edifício e, assim, garantisse a continuidade dos seus usos e funções sócio-culturais. Para o JACC – Jazz ao Centro Clube, a comemoração deste aniversário tem como principal destaque a entrada do Salão Brazil no universo de Equipamentos Culturais Municipais, abrindo portas ao desenvolvimento futuro de novas valências e contributos para a cidade e a região.”